Rede Informática de Campus Universitário

Académico, Informática em Janeiro 8, 2010 1 Comentário

Projecto desenvolvido no âmbito de uma disciplina de Redes de Computadores, que consistiu em projectar uma rede informática para uma Instituição de Ensino Superior constituída por 11 edifícios, distribuídos por uma área de 400m x 270m.

Breve descrição

Deverá ser definida a infra-estrutura de rede dos 3 primeiros níveis do modelo OSI, definindo todos elementos constituintes da rede de acordo com os subsistemas hierárquicos.

Para uma melhor gestão do sistema deve recorrer-se à estruturação de endereços IP por VLSM. A estrutura da rede deve ter uma arquitectura que proporcione uma utilização eficiente da largura-de-banda disponível.

A infra-estrutura de suporte à Intranet não deve impor limitações à sua utilização quando o numero de utilizadores aumenta. Por exemplo, se todos os utilizadores de um departamento estiverem a aceder à Intranet, tal deve ter o menor impacto possível sobre os utilizadores de outros edifícios.

Downloads

Enunciado do projecto (pdf)

Minha solução (pdf)

Um comentário para “Rede Informática de Campus Universitário”

  1. Sofia diz:

    Boas,

    Venho agradecer a publicação do seu trabalho de redes. Sou estudante de engenharia informática e tenho de fazer um projecto do género deste com orçamentação, etc. O problema é que nunca gostei de redes, apenas programação :S

    Tenho os livros que apresentou na sua bibliografia. Espero que ajude :)

    Obrigada :D

Deixe um comentário