O segredo para o sucesso

Reflexões em Outubro 11, 2011 Sem comentários

Há uns tempos, recebi um documento interessante com uma lista de máximas, sobre o segredo para alcançar o sucesso. Li-as atentamente e considero que resumem muito bem as linhas orientadoras que devem pautar um caminho bem sucedido, por isso, tal como alguém um dia as partilhou comigo, também eu as venho partilhar, para que sirvam como factor motivador de todos aquelas que as venham a ler.

1. Rumo
Determinar o que será uma carreira de sucesso. Onde se pretende chegar? Em que área? A que custo? Em quanto tempo?

2. Trabalho
Dar o máximo, procurar sempre ser o Melhor. Desenvolver competências, superar objectivos.

3. Disciplina
Não basta ter um plano de acção, tem que haver compromisso e disciplina na sua implementação. Não pode haver desculpas/pretextos para o incumprimento.

4. Ambição
Querer sempre mais, evitar a acomodação a situações de conforto ou a sucessos parciais.

5. Persistência
Não deixar de lutar, mesmo quando as dificuldades parecem intransponíveis ou quando surgem batalhas perdidas ou passos atrás na carreira. Grandes dificuldades podem transformar-se em trampolim para o sucesso.

6. Formação
Apostar de forma contínua no desenvolvimento de competências, revelar uma vontade insaciável de conhecimento e aprender constantemente com os outros.

7. Inteligência
Saber identificar os “momentos da verdade”, apostar forte nesses momentos, saber estabelecer laços preferenciais com os principais stakeholders da sua carreira, gerir muito bem o processo de comunicação e a imagem.

8. Risco
Existirão momentos em que se tem que saltar com confiança, em que se desafiarão os próprios limites e se buscará o rasgo, a inovação, a diferenciação.

9. Empresas
Ao longo do percurso profissional, poderão surgir vários convites para mudar de empresa. Estes desafios deverão ser muito bem analisados na perspectiva em que contribuirão ou não para o cumprimento dos desígnios de carreira.

10. Sorte
Nem tudo pode ser controlado, há factores exógenos que poderão influenciar, acelerando ou atrasando, o caminho para o sucesso.

(Autor desconhecido)

Sem comentários para “O segredo para o sucesso”

Deixe um comentário